A Escola

A ETEC – ESCOLA TÉCNICA, com base nos dispositivos legais que fundamentam a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no país, especificamente a Lei nº 9.394/96 (LDB), Decreto n° 5.154/2004, Resolução CNE/CEB nº. 06/2012, Resolução CNE/CEB n° 1/2005 e Resolução CEE/ES nº.1.286/2006 e no contexto atual do mercado de trabalho que vislumbra várias oportunidades de trabalho para cidadãos que possuem cursos técnicos nos diversos eixos tecnológicos, descritos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, pretende, a partir de sua autorização iniciar a oferta do Curso Técnico em Eletrotécnica, como meio de contribuir na formação de profissionais no Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.

No contexto nacional, a globalização dos mercados, a nova ordem no padrão de relacionamento econômico entre as nações, o deslocamento da produção para outros mercados, a diversidade e multiplicação de produtos e de serviços, a tendência à conglomeração das empresas, à crescente quebra de barreiras comerciais entre as nações e à formação de blocos econômicos regionais, a busca de eficiência e de competitividade industrial, através do uso intensivo de tecnologias de informação e de novas formas de gestão do trabalho, são, entre outras, evidências das transformações estruturais que configuram a dimensão econômica da globalização.

Desta forma, a economia do Estado do Espírito Santo vem se destacando apresentando números expressivos em seu desenvolvimento: o Estado tem o maior complexo de pelotização de minério de ferro do mundo, é o maior produtor nacional de placas de aço, é o maior exportador de mármore e granito da América Latina, é o primeiro produtor e exportador mundial de celulose branqueada de fibra curta, é o segundo produtor nacional de mamão, o segundo maior produtor nacional de café, é o segundo maior produtor nacional de chocolates, dentre outros aspectos.

O Brasil vive um momento de grande transformação. Segundo informação da Revista Isto É (em http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/186418), de 2002 para cá, a economia do país pulou da 13ª para a sexta maior do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional. Nossa renda per capita avançou 19 posições, saindo do 74º posto para o 55º lugar. Nossa distribuição de renda também avançou.

Entretanto, sabe-se que o pais continua com inúmeras deficiências e grandes desafios nas áreas social e econômica. Numa pesquisa encomendada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit – EIU (in http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países, o Brasil fica em penúltimo lugar no ranking global de qualidade de educação.

De outro lado, sabemos que além da necessidade de melhoria na qualidade de ensino é preciso, de fato, “ampliar e democratizar o acesso à educação”, proporcionando a criação de núcleos avançados de acesso à formação acadêmica em áreas do país que hoje se encontram completamente alijados do conhecimento..

A ETEC – Escola Técnica Capixaba, é uma entidade de ensino e de formação profissional, criado em 2012 com o objetivo de atender às demandas de formação educacional do capixaba, oferecendo cursos de formação técnica com excelência pedagógica.

A ETEC, tem como missão oferecer uma formação profissional de alto nível, voltado para a qualificação de mão-de-obra especializada, apta a atender as demandas sociais e econômicas da região, com profissionais capazes de atuar nas diversas áreas do conhecimento.

Para tanto, a ETEC traz em sua bagagem toda a experiência do ISEAMA – Instituto de Ensino Superior do Estado do Amazonas, instituição educacional fundada em junho de 2004, com o objetivo de atender à municipalização da educação ao nível técnico e pós-graduação em todo o Estado do Amazonas. Naquele Estado, um convênio firmado entre o ISEAMA e INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, permitiu a criação de vários cursos de pós-graduação, na modalidade de especialização, dentre eles Psicopedagogia, Ensino da Língua Portuguesa, Educação em Matemática, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Física – Movimento, Ludicidade e Corporeidade, Didática do Ensino Superior; Planejamento e Gestão de Políticas Sociais, Gestão de Política Ambiental, Historiografia do Amazonas – Ensino e Pesquisa, Metodologia de Alfabetização, Educação e Artes,

Pedagogia Escolar, Gestão e Auditoria Ambiental, Planejamento e Gestão em Saúde Pública, Pedagogia Empresarial, Gestão Educacional, Informática Aplicada a Educação, Gestão pública, Engenharia de Produção, Administração e Responsabilidade Social, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Negócios e Relações de Trabalho, Logística Empresarial, Segurança e Saúde no Trabalho, etc., bem como outros cursos na área de Direito, Engenharia e Saúde.

Importante ressaltar, que o ISEAMA sagrou-se vencedor, em 2009, de licitação pública, realizada pelo Governo do Estado do Amazonas, para oferecer cursos de pós-graduação e formação profissional para 1.000 (um mil) professores ligados à Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM, divididos em 24 (vinte e quatro) turmas específicas, nas áreas de: Matemática para Ensino Fundamental, Metodologia da Língua Portuguesa, Educação Especial, Séries Iniciais e Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. O Instituto concluiu a formação dos profissionais de ensino, sendo elogiado pelos próprios alunos e pelas autoridades públicas pelo alto padrão e qualidade da formação oferecida e pelos relevantes serviços prestados ao Município e à sociedade amazonense.

Num período de 5 (cinco) anos, as parcerias feitos pelo ISEAMA permitiu oferecer pós-graduação lato sensu a mais de 7.800 profissionais, em várias áreas de conhecimento. Além disso, sempre buscando melhorar a qualidade do ensino oferecido pela instituição, o ISEAMA realizou parcerias com diversas outras instituições de ensino superior, todas de alto nível e devidamente autorizadas pelo Ministério da Educação.

CORPO DOCENTE

A ETEC priorizará a qualidade na formação dos seus alunos, oferecendo aulas ministradas por professores que já tenham formação superior, como: graduação, pós graduação e mestrado em quadro pedagógico.

DA PROPOSTA
A proposta da Direção da ETEC é trazer para o Estado do Espírito Santo, a mesma qualidade de ensino e formação profissional desenvolvidas pelo ISEAMA no Estado do Amazonas, com toda a experiência e know how adquiridos à frente daquele trabalho.

DA ESTRUTURA DE TREINAMENTO

Os cursos da ETEC, serão ministrados em salas de aula dotadas de estrutura física e recursos didáticos adequados ao pleno aprendizado do aluno, de acordo com normas legais de conforto e segurança, possibilitando uma aprendizagem de alto padrão pedagógico.

DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático será disponibilizado ao aluno gratuitamente (online); podendo também adquiri-lo no Tablet ou em apostila impressa, neste caso, a preço de custo.

Faça sua inscrição agora!