Eletrotécnica é um ramo da Engenharia Elétrica que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica. As usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares e, ainda, as linhas de transmissão, transformadores e instalações elétricas, de uma maneira geral, são de interesse dessa área.
O curso Técnico em Eletrotécnica da ETEC, atendendo aos princípios norteadores enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e pelo Catálogo de Cursos Técnicos da Secretaria de Educação do Estado do Espirito Santo, fornece ao aluno condições para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, necessárias ao desenvolvimento de atividades ou funções típicas, segundo os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho do Técnico em Eletrotécnica.

OBJETIVO

O Curso Técnico em Eletrotécnica da ETEC, capacita o aluno para planejar e executar a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. A formação propõe o uso eficiente da energia elétrica, como base no desenvolvimento de projetos e edificações que funcionem em baixa tensão.
O egresso terá aptidão para, também, aplicar normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e técnicas de controle de qualidade no processo industrial, bem como em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial; elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo-benefício; elaborar projetos, layout, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos, entre outros.

PÚBLICO ALVO

Alunos que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio e pessoas que como meta, buscam fazer um curso técnico de alta qualidade pedagógica, com profissionais tecnicamente qualificados, afim de que possam buscar o seu espaço no mercado de trabalho ou construir seu próprio empreendimento.

ESTRUTURA ACADÊMICA

No período de 18 meses, divido em três módulos: Primeiro módulo: introdutório; Segundo módulo: Básico; Terceiro módulo: Avançando.

HORÁRIOS

Os cursos técnicos da ETEC, são 100% presenciais, com estrutura adequada e confortável para atender os alunos, com início às 18:30h com término as 22:00h.

  • Tecnólogo

  • Carga Horária


    Presencial: 1200 horas

  • Polos Disponíveis


    • Nova Venécia
    • Serra
  • Material Didático


    O material didático pedagógico da ETEC, é produzido e organizado pela coordenação pedagógica e copm a equipe de professores. Este material será disponibilizado online para o aluno sem nenhum custo.

QUERO ME INSCREVER